Cipead e UCAP iniciam as primeiras ofertas de cursos a distância e semipresenciais de 2016

A Coordenação de Políticas de Integração de Educação a Distância (Cipead/Prograd) em parceria com a Unidade de Capacitação e Aperfeiçoamento de Pessoas (UCAP/Progepe) abre inscrições, até o dia 02 de maio, para cursos de capacitação, com início previsto em maio, destinados aos servidores técnicos-administrativos e docentes da UFPR. Serão três cursos relacionados à educação ou tecnologias educacionais, sendo todas as ofertas realizadas a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem. Confira as opções de curso e o link para inscrições: http://bit.ly/1p0SFjR.

O curso Moodle na prática tutorial, com carga horária de 30 horas e 40 vagas disponíveis, apresentará as principais ferramentas da plataforma Moodle, com perspectiva na tutoria de cursos/disciplinas à distância.

Já o curso Formação de docentes para a educação híbrida, voltado principalmente aos docentes, com carga horária de 45 horas (sendo 30h a distância e 15h presenciais), tem como intuito a capacitação contínua que visa o atendimento da Resolução n.º 72/10 – Cepe, que regulamenta a oferta de disciplinas a distância em cursos de Graduação e Educação Profissional e Tecnológica presenciais. São 40 vagas com início em maio.

E o curso de Formação em educação a distância, possui carga horária de 180 horas, distribuídas durante quatro meses, totalmente a distância. Esse curso objetiva capacitar os interessados para que atuem na Educação a Distância, de maneira que, construam estratégias que favoreçam a interatividade entre seus atores e mídias, bem como a ampliação crítica do conhecimento em relação a Educação a Distância, Educação Aberta e suas implicações didático-pedagógicas. O início está previsto para segunda quinzena de maio, são 80 vagas para essa primeira oferta.

Marineli Meier, coordenadora da Cipead, destaca que outros cursos estão previstos ainda para este ano: “Estamos trabalhando com um calendário de cursos para 2016 sobre os mais diversos assuntos para que a educação a distância atinja a maior quantidade de pessoas, fortalecendo o aprendizado e formação dos nossos servidores”, finaliza.