O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa contribuir para a adequação da formação inicial das professoras e professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.
O Parfor Equidade é um programa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa formar professoras e professores para a educação básica. O programa é uma ação especial do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).
Atualmente a UFPR tem dois cursos PARFOR:
Educação bilíngue de surdos
Coordenador do curso: Professor Marcelo Porto
E-mail: ufpr.parforlibras@gmail.com
Educação especial e inclusiva
Coordenadora do curso: Professora Ana Carina Stelko Pereira
E-mail: ufpr.parfor@gmail.com
Coordenação Institucional: Erika Amano
Coordenação local: Cinthya Vernizi Adachi de Menezes
E-mail: parfor@ufpr.br
Manual para estudantes UFPR 2025 – acesse aqui
Calendário Acadêmico Geral 2025 – acesse aqui
EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS – PARFOR
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Local de oferta: Campus Centro – Reitoria
Turno de funcionamento: Noturno
Número total de vagas/ano: 30
Carga horária total: 1345 horas relógio
Prazo de integralização curricular: mínimo de 4 e máximo de 6
Curso: – Presencial – Curitiba
Setor: Setor de Ciências Humanas
Contato: ufpr.parforlibras@gmail.com
Coordenador do curso: Professor Marcelo Porto
Projeto pedagógico do curso (link para arquivo)
Matriz curricular (link para arquivo)
Período |
Componente |
CH |
1 |
AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS POR CRIANÇAS SURDAS |
45 |
CONCEPÇÕES SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS |
30 |
|
ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS I |
30 |
|
ESTUDOS SURDOS EM EDUCAÇÃO |
45 |
|
INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO E EDIÇÃO DEVÍDEO LIBRAS |
30 |
|
LIBRAS I – A ÁREA DE LINGUAGENS |
75 |
|
POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS |
30 |
|
2 |
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS E ESTÁGIO ESCOLAR |
45 |
EDUCAÇÃO DE SURDOS, DIREITOS HUMANOS E INTERSECCIONALIDADE |
45 |
|
ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS II |
30 |
|
LIBRAS II – A ÁREA DE MATEMÁTICA |
75 |
|
METODOLOGIA E ESTÁGIO EM LITERATURA SURDA |
45 |
|
PEDAGOGIA VISUAL E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS |
45 |
|
3 |
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS |
30 |
ESTÁGIO EM PRÁTICAS COMUNITÁRIAS E ARTEFATOS CULTURAIS SURDOS |
20 |
|
LETRAMENTO BILINGUE GÊNEROS TEXTUAIS E VERBOVISUALIDADE |
45 |
|
LIBRAS III – A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
75 |
|
METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS BILÍNGUES |
30 |
|
METODOLOGIAS E ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
90 |
|
4 |
ARTE SURDA |
60 |
LIBRAS IV – A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENSINO RELIGIOSO |
75 |
|
METODOLOGIAS E PRÁTICAS EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
105 |
|
ORGANIZAÇÃO E PRÁTICAS DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS E ESTÁGIO ESCOLAR |
60 |
|
PORTUGUÊS ESCRITO COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS |
30 |
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM MATERIAIS E TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO BILINGUE DE SURDOS |
15 |
Estágios obrigatórios
Manual do Estágio da UFPR (acesse aqui)
Estágio Curricular Supervisionado (200 horas) com o desenvolvimento de atividades que levem à conexão entre aspectos teóricos de sua formação e suas aplicações práticas, com atuação direta no contexto escolar e na gestão da educação bilíngue de surdos, de modo transversal e/ou diversificado da BNCC.
Atividades formativas
As atividades formativas deverão ser desenvolvidas pelo aluno ao longo do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e serão avaliadas pelo Colegiado do PARFOR/UFPR sendo necessário cumprir 140 horas (cento e quarenta horas) conforme pontuação estabelecida no Projeto pedagógico do curso.
Atividades de extensão
Atividades Acadêmicas de Extensão vinculadas aos componentes curriculares que envolvem ações de extensão nas instituições que ofertam Educação Bilíngue de Surdos, práticas artístico-culturais, organização política, produção de materiais e tecnologias, entre outras ações, visando fomentar a integração, o diálogo interdisciplinar e a participação ativa do licenciando em contextos de educação escolar e não-escolar, promovendo interações com a comunidade surda, seus familiares, profissionais e outros atores sociais que atuam em interface com a educação bilíngue de surdos.
No âmbito das atividades curriculares de extensão devem totalizar 120 (cento e vinte) horas, e serão compostas com disciplinas com carga horária extensionista deste curso, além de participação em eventos que se vinculam a projetos de extensão articulados com movimentos sociais relacionados às pessoas surdas e suas vivências comunitárias, nos âmbitos familiares, artístico-culturais, políticos, esportivos e de religiosidade.
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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – PARFOR
Modalidade: EaD
Regime: Semestral
Local de oferta: Campus Rebouças
Turno de funcionamento: Noturno
Número total de vagas/ano: 30
Carga horária total: 1300 horas relógio
Prazo de integralização curricular: mínimo de 4 e máximo de 6
Setor: Setor de Educação
Contato: ufpr.parfor@gmail.com
Coordenadora do curso: Professora Ana Carina Stelko Pereira
Projeto pedagógico do curso (link para arquivo)
Matriz curricular (link para arquivo)
Período |
Componente |
CH |
1 |
AMBIENTAÇÃO DIGITAL |
15 |
CONTEXTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
30 |
|
DEFICIÊNCIA FÍSICA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
|
DEFICIÊNCIA FÍSICA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
|
DEFICIÊNCIA VISUAL: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
|
DEFICIÊNCIA VISUAL: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
|
DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM APLICADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA |
30 |
|
ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO I |
45 |
|
LIBRAS |
45 |
|
PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL I |
30 |
|
SURDEZ: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
|
2 |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
ENSINO E CONSULTORIA COLABORATIVA |
30 |
|
ESTRATÉGIAS DE OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO |
30 |
|
ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES E POTENCIALIDADES |
45 |
|
FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL |
30 |
|
PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL II |
30 |
|
PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS E INTERVENÇÃO PRECOCE |
30 |
|
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
|
3 |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
|
DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS E SURDOCEGUEIRA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL |
45 |
|
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM |
45 |
|
ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO III: ENSINO COLABORATIVO E CONSULTORIA |
45 |
|
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO |
45 |
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I |
30 |
|
VIOLÊNCIA, DEFICIÊNCIA E A INTERSECCIONALIDADE ENTRE RAÇA, GÊNERO, E CONDIÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESP |
45 |
|
4 |
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA |
45 |
ESTÁGIO IV – DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO |
65 |
|
FAMÍLIA E COMUNIDADE |
45 |
|
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA |
45 |
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II |
45 |
Estágios obrigatórios
Manual do Estágio da UFPR (acesse aqui)
Os estágios curriculares obrigatórios compõem conjuntos de atividades de formação meticulosamente planejadas e diretamente supervisionadas pelos membros do corpo docente do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva, somando 200 horas, divididas ao longo dos quatro períodos de curso.
Atividades formativas
As atividades formativas deverão ser desenvolvidas pelo aluno ao longo do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva e serão avaliadas pelo Colegiado do PARFOR sendo necessário cumprir 140 horas (cento e quarenta horas) conforme pontuação estabelecida no Projeto pedagógico do curso.
Atividades de extensão
As Atividades Curriculares de Extensão (ACE) constituem-se atividades que se integram à matriz curricular do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva, sendo, portanto, um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico. Essas atividades de caráter obrigatório do PPC do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva, devem totalizar no mínimo 10% do total da carga horária do curso, ou seja, no presente caso, mais que 130 horas, e têm como finalidade ressaltar o valor das atividades de extensão universitária que contribuem para efetiva indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades devem envolver “diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante, priorizando sua ação para as áreas de grande pertinência social (BRASIL, 2014, Meta 12 estratégia 7).
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