Coordenações

PARFOR

 

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa contribuir para a adequação da formação inicial das professoras e  professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

O Parfor Equidade é um programa do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que visa formar professoras e professores para a educação básica. O programa é uma ação especial do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Atualmente a UFPR tem dois cursos PARFOR:

Educação bilíngue de surdos
Coordenador do curso: Professor Marcelo Porto
E-mail: ufpr.parforlibras@gmail.com

Educação especial e inclusiva
Coordenadora do curso: Professora Ana Carina Stelko Pereira
E-mail: ufpr.parfor@gmail.com

Coordenação Institucional: Erika Amano
Coordenação local: Cinthya Vernizi Adachi de Menezes
E-mail: parfor@ufpr.br

Manual para estudantes UFPR 2025 – acesse aqui
Calendário Acadêmico Geral 2025 – acesse aqui


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EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS – PARFOR

Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Local de oferta: Campus Centro – Reitoria
Turno de funcionamento: Noturno
Número total de vagas/ano: 30
Carga horária total: 1345 horas relógio
Prazo de integralização curricular: mínimo de 4 e máximo de 6
Curso: – Presencial – Curitiba
Setor: Setor de Ciências Humanas
Contato: ufpr.parforlibras@gmail.com
Coordenador do curso: Professor Marcelo Porto

 

Projeto pedagógico do curso (link para arquivo)

Matriz curricular (link para arquivo)

Período

Componente

CH

1

AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS POR CRIANÇAS SURDAS

45

CONCEPÇÕES SOBRE INFÂNCIA E EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

30

ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS I

30

ESTUDOS SURDOS EM EDUCAÇÃO

45

INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO E EDIÇÃO DEVÍDEO LIBRAS

30

LIBRAS I – A ÁREA DE LINGUAGENS

75

POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

30

2

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS E ESTÁGIO ESCOLAR

45

EDUCAÇÃO DE SURDOS, DIREITOS HUMANOS E INTERSECCIONALIDADE

45

ESTUDOS LINGUÍSTICOS DA LIBRAS II

30

LIBRAS II – A ÁREA DE MATEMÁTICA

75

METODOLOGIA E ESTÁGIO EM LITERATURA SURDA

45

PEDAGOGIA VISUAL E DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS

45

3

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS

30

ESTÁGIO EM PRÁTICAS COMUNITÁRIAS E ARTEFATOS CULTURAIS SURDOS

20

LETRAMENTO BILINGUE GÊNEROS TEXTUAIS E VERBOVISUALIDADE

45

LIBRAS III – A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

75

METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS BILÍNGUES

30

METODOLOGIAS E ESTÁGIO EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO ENSINO FUNDAMENTAL I

90

4

ARTE SURDA

60

LIBRAS IV – A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENSINO RELIGIOSO

75

METODOLOGIAS E PRÁTICAS EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

105

ORGANIZAÇÃO E PRÁTICAS DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS E ESTÁGIO ESCOLAR

60

PORTUGUÊS ESCRITO COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS

30

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM MATERIAIS E TECNOLOGIA DE EDUCAÇÃO BILINGUE DE SURDOS

15

 

Estágios obrigatórios

Manual do Estágio da UFPR (acesse aqui)

Estágio Curricular Supervisionado (200 horas) com o desenvolvimento de atividades que levem à conexão entre aspectos teóricos de sua formação e suas aplicações práticas, com atuação direta no contexto escolar e na gestão da educação bilíngue de surdos, de modo transversal e/ou diversificado da BNCC.

Atividades formativas

As atividades formativas deverão ser desenvolvidas pelo aluno ao longo do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos – Educação Infantil e Ensino Fundamental I e serão avaliadas pelo Colegiado do PARFOR/UFPR sendo necessário cumprir 140 horas (cento e quarenta horas) conforme pontuação estabelecida no Projeto pedagógico do curso.

Atividades de extensão

Atividades Acadêmicas de Extensão vinculadas aos componentes curriculares que envolvem ações de extensão nas instituições que ofertam Educação Bilíngue de Surdos, práticas artístico-culturais, organização política, produção de materiais e tecnologias, entre outras ações, visando fomentar a integração, o diálogo interdisciplinar e a participação ativa do licenciando em contextos de educação escolar e não-escolar, promovendo interações com a comunidade surda, seus familiares, profissionais e outros atores sociais que atuam em interface com a educação bilíngue de surdos.

No âmbito das atividades curriculares de extensão devem totalizar 120 (cento e vinte) horas, e serão compostas com disciplinas com carga horária extensionista deste curso, além de participação em eventos que se vinculam a projetos de extensão articulados com movimentos sociais relacionados às pessoas surdas e suas vivências comunitárias, nos âmbitos familiares, artístico-culturais, políticos, esportivos e de religiosidade.

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EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA – PARFOR

Modalidade: EaD
Regime: Semestral
Local de oferta: Campus Rebouças
Turno de funcionamento: Noturno
Número total de vagas/ano: 30
Carga horária total: 1300 horas relógio
Prazo de integralização curricular: mínimo de 4 e máximo de 6
Setor: Setor de Educação
Contato: ufpr.parfor@gmail.com
Coordenadora do curso: Professora Ana Carina Stelko Pereira

Projeto pedagógico do curso (link para arquivo)

Matriz curricular (link para arquivo)

Período

Componente

CH

1

AMBIENTAÇÃO DIGITAL

15

CONTEXTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

30

DEFICIÊNCIA FÍSICA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

DEFICIÊNCIA FÍSICA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

DEFICIÊNCIA VISUAL: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

DEFICIÊNCIA VISUAL: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM APLICADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

30

ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO I

45

LIBRAS

45

PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL I

30

SURDEZ: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

2

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

ENSINO E CONSULTORIA COLABORATIVA

30

ESTRATÉGIAS DE OBSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO

30

ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO II: OBSERVAÇÃO E LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES E POTENCIALIDADES

45

FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL

30

PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO ESPECIAL II

30

PREVENÇÃO DE DEFICIÊNCIAS E INTERVENÇÃO PRECOCE

30

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

3

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS E SURDOCEGUEIRA: CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL E EDUCACIONAL

45

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM

45

ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO III: ENSINO COLABORATIVO E CONSULTORIA

45

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

45

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

30

VIOLÊNCIA, DEFICIÊNCIA E A INTERSECCIONALIDADE ENTRE RAÇA, GÊNERO, E CONDIÇÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESP

45

4

COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

45

ESTÁGIO IV – DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO

65

FAMÍLIA E COMUNIDADE

45

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

45

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

45

 

Estágios obrigatórios

Manual do Estágio da UFPR (acesse aqui)

Os estágios curriculares obrigatórios compõem conjuntos de atividades de formação meticulosamente planejadas e diretamente supervisionadas pelos membros do corpo docente do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva, somando 200 horas, divididas ao longo dos quatro períodos de curso.

Atividades formativas

As atividades formativas deverão ser desenvolvidas pelo aluno ao longo do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva e serão avaliadas pelo Colegiado do PARFOR sendo necessário cumprir 140 horas (cento e quarenta horas) conforme pontuação estabelecida no Projeto pedagógico do curso.

Atividades de extensão

As Atividades Curriculares de Extensão (ACE) constituem-se atividades que se integram à matriz curricular do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva, sendo, portanto, um processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico. Essas atividades de caráter obrigatório do PPC do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva, devem totalizar no mínimo 10% do total da carga horária do curso, ou seja, no presente caso, mais que 130 horas, e têm como finalidade ressaltar o valor das atividades de extensão universitária que contribuem para efetiva indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Essas atividades devem envolver “diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante, priorizando sua ação para as áreas de grande pertinência social (BRASIL, 2014, Meta 12 estratégia 7).