O período de inscrições para o novo curso de Especialização em Comunicação Multiplataforma da UFPR vai até 26 de maio, pela plataforma SIGA (https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=3619). Trata-se de uma Pós-graduação Lato Sensu ofertada pelo SEPT (Setor de Educação Profissional e Tecnológica) que tem como objetivo oferecer conhecimento aplicado à gestão da comunicação integrada, em suas múltiplas plataformas, para instituições diferenciadas e alinhada às novas tendências digitais da tecnologia da comunicação e informação.
São 50 vagas para a primeira turma, sendo 45 para alunos pagantes e 5 bolsas (3 para servidores da UFPR e 2 para candidatos externos com baixa renda comprovada). A seleção será feita conforme edital (https://poscomunicacao.ufpr.br/wp-content/uploads/2023/05/edital-01-2023-processo-seletivo.pdf) com base em análise de currículo. O investimento na especialização para alunos não bolsistas é de 18 parcelas de R$ 399,00.
O público alvo do curso inclui profissionais graduados na área de Comunicação ou em qualquer área correlata e que tenham interesse nos temas abordados pela pós. A especialização tem duração de dois anos, com carga horária de 388 horas/aula de disciplinas, mais 64 horas para a elaboração do trabalho de conclusão de curso, que será um artigo científico. Dentre as disciplinas, está a de Metodologia de Ensino Superior, com 60 horas, que habilita o profissional para ministrar aulas para o ensino na graduação.
Todas as aulas serão presenciais, aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h e acontecerão em salas de aula, auditórios e laboratórios do SEPT, que fica no Jardim das Américas, em Curitiba. O curso começa no dia 17 de junho de 2023 e tem previsão para término em maio de 2025.
O corpo docente é formato por professores mestres e doutores, especialistas em suas áreas, que ministrarão disciplinas que foram elencadas em módulos. No primeiro, serão desenvolvidas as disciplinas sobre plataformas de comunicação integrada, que vão desde um panorama geral da comunicação multiplataforma na contemporaneidade até narrativas digitais, produção audiovisual e assessoria de comunicação.
O segundo módulo contempla as plataformas de gestão da comunicação e informação, como gestão de projetos, produção e gerenciamento de conteúdo para web e até mesmo uma base de aspectos jurídicos que o profissional precisa para lidar com os conteúdos digitais atualmente. No módulo seguinte, são foco as plataformas de experiência, com disciplinas sobre neurociência do consumo, storytelling, copywriting, design de experiência e as relações entre o Metaverso e a comunicação. No último módulo, estão as disciplinas de metodologia do ensino superior e oficina de redação científica, que compõem as plataformas de ensino-aprendizagem.
“Nós delineamos um curso com temática atual e que vai auxiliar o profissional a ter uma visão ampla da comunicação contemporânea, especialmente nos aspectos fundamentais da comunicação digital, que permeia várias áreas do conhecimento. Foi um planejamento cuidadoso e muito pensado, com foco no mundo do trabalho”, explica a professora Ana Carolina de Araújo Silva, coordenadora do curso, que conta com a professora Flávia Bespalhok como vice-coordenadora. Mais informações sobre o curso em https://poscomunicacao.ufpr.br ou pelo e-mail comunicacaomultiplataforma@ufpr.br.
Redes Sociais