Professores podem avaliar cursos e estudantes podem avaliar cursos e disciplinas cursadas durante o primeiro semestre deste ano na UFPR. A pesquisa deve ser respondida on-line, no endereço www.avaliacao.ufpr.br , até o dia 15 de outubro.
A ação faz parte da proposta de avaliação pedagógica dos cursos e busca ser educativa e reflexiva, visando ao aperfeiçoamento da qualidade do ensino. De acordo com a pró-reitora Maria Amelia Sabbag Zainko, obter a visão dos alunos e dos professores na avaliação dos cursos e disciplinas ajuda na identificação das situações problemáticas enfrentadas no cotidiano da comunidade acadêmica, bem como na introdução de medidas que levem ao seu enfrentamento.
Entre outros aspectos, a Avaliação deste ano propiciará identificar os impactos gerados por editais de melhoria da qualidade da graduação lançados nos anos de 2011 e 2012 e que disponibilizaram 5,9 milhões de reais, voltados à inovação metodológica em sala de aula, modernização da infraestrutura, melhoria do acervo bibliográfico, entre outros.
Assim como os editais lançados, a Avaliação é um instrumento que integra o Programa de Inovação e Qualidade Social da Graduação na UFPR, iniciativa que tem ênfases voltadas à atuação do professor, do aluno e do técnico-administrativo.
Avaliação de Disciplinas
A Avaliação deste ano incluiu pela primeira vez a Avaliação de disciplinas pelos alunos. “Você considera que aprendeu e se desenvolveu nessa disciplina de forma: Péssima/não se desenvolveu; Ruim/precária; Regular/razoável; Boa/adequada; Excelente/além das expectativas; Não se aplica/não sei opinar”. Esta é a primeira das 16 perguntas, que o aluno responderá no questionário. Os estudantes também responderão a perguntas sobre os conteúdos, carga horária, estrutura física, plano de ensino, metodologia, entre outras.
Já os questionários para professores e alunos responderem sobre os cursos têm 49 e 48 questões, respectivamente. Também incluem perguntas sobre infraestrutura, projeto pedagógico, espaços físicos, atividades formativas, culturais, atividades desenvolvidas em sala de aula, estágio, bibliotecas, laboratórios, autoavaliação, políticas institucionais, entre outros.
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