A avaliação in loco é um processo que avalia uma instituição ou um curso de graduação, conduzido por avaliadores externos ao contexto do objeto a ser avaliado utilizando critérios estabelecidos e coerentes com o objetivo da avaliação.
As avaliações feitas pelas comissões compostas por dois avaliadores designadas pelo INEP caracterizam-se pela visita in loco aos cursos e instituições públicas e privadas, por um período de dois dias. Elas se destinam a verificação das condições de ensino, por meio de documentos e entrevistas, em especial daquelas relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Os relatórios com os registros da avaliação externa realizada in loco fornecem subsídios e informações que permitem, em alguma medida, repensar a organização, currículos e condutas nos cursos de graduação visitados, uma vez que são conduzidas com base nas legislações e diretrizes constantemente atualizadas.
O Procurador Educacional Institucional da UFPR é o responsável por orientar as coordenações de curso e acompanhar todo o processo relativo a visita in loco.
Redes Sociais