Orientações aos calouros

Bem-vindos/as, calouros e calouras! Para proporcionar a vocês uma ótima experiência universitária, compartilhamos algumas orientações valiosas. Não deixe de conferir o Manual para Estudantes da UFPR disponível no site da Prograd para mais detalhes e eventuais dúvidas.

• Fique atento à confirmação de matrícula! Durante os 3 primeiros dias de aula a confirmação de matrícula deve ser assinada, período de 26 a 28 de fevereiro para os cursos de 15 e 18 semanas. No caso dos cursos de Medicina e Odontologia, o início das aulas seguirá outro calendário. A confirmação de matrícula é o último documento assinado pelo aluno para confirmar sua vaga na Universidade. A confirmação de vaga é presencial e deve ocorrer durante os três primeiros dias de aula, na secretaria do curso em que está matriculado. A não confirmação da vaga resultará no cancelamento do registro acadêmico, mesmo que o calouro já esteja matriculado nas disciplinas do primeiro semestre.

• E-mail UFPR: Após a confirmação de vaga, os/as estudantes devem criar uma conta de e-mail @ufpr, pois é esta conta que dará acesso à solução Office 365 e à rede Wi-fi. O passo a passo você confere no Manual para Estudantes da UFPR.

• Durante a primeira semana de aulas, as atividades serão direcionadas à recepção e à socialização dos calouros. As programações da semana de recepção aos calouros são organizadas  pelas coordenações de curso, diretorias de setor, diretórios, centro acadêmicos e pelos próprios alunos dos cursos.

• A matrícula nas disciplinas do primeiro período será automática. A partir do segundo período, você  deverá solicitar suas matrículas pelo SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica da Graduação) conforme os prazos do calendário acadêmico. Somente a renovação das matrículas assegura que o registro acadêmico permaneça ativo e continue vinculado ao curso e à UFPR.

• Está com alguma dúvida, ou precisa de ajuda para resolver algum problema? A Coordenação do seu curso está disponível para te auxiliar em toda a sua jornada acadêmica!

Mais uma vez, sejam muito bem-vindos e bem-vindas à UFPR!